quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Venezuela diz que relatório da ONU desmente acusações dos EUA sobre drogas

Caracas, 22 jan (EFE) - O Governo venezuelano lembrou hoje que, segundo a ONU, em 2007 o país foi o terceiro com maiores apreensões de droga, em resposta a opiniões contrárias do Executivo dos Estados Unidos.
O presidente do Escritório Nacional Antidrogas (ONA), coronel Néstor Reverol, respondeu hoje a John Walters, o chefe do departamento antidrogas dos EUA - que afirmou que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, está se transformando em um grande facilitador do tráfico de cocaína à Europa e a outras regiões.

"Chama a atenção que as autoridades americanas dizem que, pelo terceiro ano consecutivo, a Venezuela não colabora com a luta antidrogas e que, ao mesmo tempo, a ONU tenha certificado que, também pelo terceiro ano consecutivo, a Venezuela é o terceiro país com maiores apreensões de droga no mundo", reforçou Reverol.

Segundo Reverol, também chama a atenção que o próprio Walters afirmasse até 2002 que a Venezuela colaborava com os EUA na luta antidrogas, mas suas considerações começaram a mudar depois que, em 2005, os convênios com os americanos foram suspensos.

O coronel sustentou que o Governo venezuelano tachou as declarações de Walter de irresponsáveis, sem fundamento e orientadas a gerar uma matriz de opinião negativa em níveis nacional e internacional.

A ONA informou, na semana passada, que as apreensões de droga na Venezuela caíram para 57,5 toneladas durante 2007 - uma redução de 12,5 toneladas em relação ao ano anterior.

"Embora a apreensão de entorpecentes tenha decrescido um pouco em relação aos números de 2006, é importante destacar o desmantelamento de treze laboratórios em 2007, fato que significou um golpe à produção da cocaína", segundo Reverol.

Sem comentários: