domingo, 27 de janeiro de 2008

Venezuela diz que está comprando radares para substituir os americanos

Caracas, 24 jan (EFE).- O ministro da Defesa da Venezuela, o general Gustavo Rangel, anunciou hoje que "muito em breve" chegarão a seu país radares importados por Caracas para substituir os que os Estados Unidos "levaram" após o fim de um acordo conjunto antidrogas.

A Venezuela "está trabalhando ativamente para adquirir novos sistemas de radares" que chegarão "muito em breve" da China e Rússia, declarou Rangel.

"Funcionavam na Venezuela radares americanos, mas essa gente os levou", reiterou em alusão aos agentes da Agência Antidrogas Americana (DEA).

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou em agosto de 2005 às instâncias antidrogas de seu país que colocassem fim ao trabalho conjunto com a DEA, após acusá-la de se transformar em outro "cartel" da droga e de efetuar atividades de espionagem política.

Essas "infiltrações de inteligência ameaçavam a segurança e a defesa do país", disse Rangel.

O ministro acrescentou que os agentes da DEA diziam aos venezuelanos para deixar os traficantes "correr" para os Estados Unidos, onde seriam presos.

Além disso, assegurou que de cada 50 toneladas de droga detectada na Venezuela os Estados Unidos confiscavam entre 20 e 30 toneladas.

"O que era feito com o restante?", questionou Rangel. EFE ar/mh

Sem comentários: