sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Venezuela: Chávez anuncia construção de refinaria na Dominica

A Venezuela vai iniciar em breve a construção de uma refinaria de petróleo na ilha caraíba da Dominica, no âmbito dos esforços do governo de Caracas visando a integração económica regional, anunciou hoje, o presidente Hugo Chavez.

O presidente adiantou que a Dominica se juntará à Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), um grupo de comércio regional que inclui também Cuba, Irão, Bolívia e Nicarágua.

Depois de se reunir com o primeiro-ministro da Dominica, Roosevelt Skerrit, Chavez comentou que a Alternativa «continua a crescer como nova área geopolítica, geo-económica» visando a construção de «um mundo melhor» para os que vivem nas Caraíbas.

Precisou que a futura refinaria será usada para distribuir petróleo venezuelano para outras ilhas das Caraíbas mas não revelou pormenores como a sua capacidade.

A Venezuela produz 2,3 milhões de barris de petróleo por dia, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

A maior parte das exportações de petróleo da Venezuela segue para os Estados Unidos mas Chavez tem incrementado lentamente as exportações para as Caraíbas e América Latina.

Sem comentários: