sábado, 5 de janeiro de 2008

Venezuela adopta nova moeda

CARACAS, 31 DEZ (ANSA)- As autoridades financeiras da Venezuela asseguraram nesta segunda-feira que estão com tudo pronto para introdução da nova moeda, que tem o nome temporário de "Bolívar forte" e começa a circular em 1º de janeiro de 2008.
A nova moeda terá três zeros a menos e uma paridade cambiária de 2,15 bolívares fortes para cada dólar.
O ministro das Finanças, Rodrigo Cabezas, disse que o novo símbolo monetário pertencerá a todos os venezuelanos é por isso é preciso defendê-lo.
Cabezas acrescentou que fará o que for preciso para ajustar suas políticas a fim de fortalecer a moeda.
"O governo nacional fará as mudanças pertinentes em sua política econômica fiscal, comercial e em seus processos de adaptações tecnológicas. Ele continuará com uma política trabalhista de fortalecimento dos trabalhadores, dos processos de inclusão social, o que significa que seguiremos construindo o país que todos queremos, inclusive, de grande crescimento econômico", indicou.
Os economistas locais sinalizam que o novo modo de pagamento não terá efeitos diretos na economia, já que vai alterar ao mesmo tempo as remunerações e os preços, que passam por um controle de câmbio vigente desde 2003.
A moeda chega as ruas em um contexto inflacionário estimado em 20% para o fechamento de 2007 e de um crescimento econômico estimado em 9% do PIB, pelo quarto ano consecutivo.
O presidente do Banco Central da Venezuela, Gastón Parra, anunciou que todo o sistema está pronto para iniciar o processo de reconversão, que terá uma duração prevista de seis meses, nos quais as duas moedas estarão em uso.
"Com a reconversão, será reforçada a confiança no símbolo monetário e haverá benefícios e eficiência no sistema político de pagamento e os registros contábeis graças ao manejo de cifras pequenas, assim como a compreensão e uso do dinheiro", destacou Parra em uma mensagem ao país. (ANSA)

Sem comentários: