segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Venezuela considera acusação colombiana 'inaceitável'

A chancelaria venezuelana considerou "inaceitável" a acusação de ingerência feita por Bogotá em relação a questões internas da Colômbia, que prepara um protesto contra o pedido do presidente Hugo Chávez para que as Farc não sejam mais consideradas como um grupo terrorista pela comunidade internacional.

"É insólito e inaceitável que o comissário governamental para a paz na Colômbia, Luis Carlos Restrepo, acuse o governo bolivariano de ingerência nos assuntos internos de seu país", declarou o vice-chanceler Jorge Valero em nota divulgada nesta quarta-feira.

Horas antes, Restrepo havia anunciado que Bogotá fará um protesto formal contra a iniciativa de Chávez de pedir que seja retirada a qualificação de terrorista das guerrilhas colombianas das Farc e do ELN.

Restrepo disse que a Colômbia considera o pedido de Chávez como uma "ingerência nas questões internas da Colômbia".

Valero, que também é representante da Venezuela na OEA, disse que a proposta de Chávez sobre o tratamento dado aos guerrilheiros tem "o propósito superior de humanizar o conflito armado no país irmão da Colômbia".

O vice-chanceler venezuelano afirmou que seu governo espera a nota de protesto verbal da Colômbia para elaborar uma resposta oportuna.

Sem comentários: