sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

México parabeniza Colômbia e Venezuela por libertação de reféns

O governo do México parabenizou nesta quinta-feira os governos de Colômbia e Venezuela, assim como o CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), pela bem-sucedida libertação de Clara Rojas e Consuelo González.

"O governo do México felicita o êxito da operação, concluída no dia de hoje, com a libertação de duas mulheres que se encontravam detidas pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) há vários anos", indicou a Secretaria de Relações Exteriores do México.

"O México expressa seu reconhecimento ao governo da Colômbia pela disposição demonstrada para a realização desta missão humanitária, em uma clara resposta aos anseios de todos os setores da sociedade colombiana", declarou.

A Chancelaria reconhece ainda o papel da CICV, "pelas gestões realizadas para concretizar a libertação, assim como o do governo da Venezuela e de todas as demais partes que apoiaram a operação".

"O governo do México faz votos para que esta ação das Farc, em resposta aos pedidos da sociedade colombiana e da comunidade internacional, contribua para conseguir a paz e a concórdia na Colômbia", acrescenta.

O México pediu também "a imediata libertação dos demais reféns que ainda permanecem em poder das Farc, e cujo sequestro lastima suas famílias e a comunidade colombiana em seu conjunto".

As reféns foram recolhidas na região da selva do Departamento colombiano de Guaviare (sudeste), e serão levadas à Venezuela para se encontrar com seus familiares.

Sem comentários: