quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Cuba abre espaço para propaganda de Chávez


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Havana nesta segunda-feira (14) com objetivo de aumentar a presença brasileira em Cuba. Mas o venezuelano Hugo Chávez já se instalou na ilha comunista e faz propaganda disso.

A Venezuela fornece gasolina subsidiada, que sai por um valor pouco superior a R$ 1 (US$ 0,60) o litro, e tem acordos em outras áreas, como vigilância sanitária e treinamento de médicos.
Mas a presença não se limita a acordos bilaterais. Chávez divulga, em Havana, seu programa de rádio: o “Alo Presidente”. Nos cartazes expostos pela cidade, o presidente aparece dando um largo sorriso abaixo da inscrição em espanhol “Bem-vindo à sua terra, irmão”.

Neste programa de rádio, que só pega em Cuba via satélite ou com um potente receptor, Chávez já entrevistou Fidel Castro depois que o líder cubano licenciou-se do poder para cuidar da própria saúde. Nesse meio tempo, enquanto o presidente da Venezuela tentava aprofundar sua revolução bolivariana, houve a aproximação com Cuba e Chávez tornou-se interlocutor do presidente licenciado.
“Graças ao Chávez podemos ter acesso a gasolina. Antes tínhamos repetidas falta do combustível. E esse acordo permitiu reduzir a pressão que passávamos”, disse o taxista Toni Martini. E ressalva: “O Brasil é parceiro e amigo de Cuba, mas a gente não vê a face do presidente Lula por Havana como a gente vê a do Chávez”, completou.

Mas alguns cubanos o vêem com ressalvas. “Cuba precisa de apoio [de outros países], sobretudo com o bloqueio norte-americano. Mas não sei se ele quer ajudar-nos ou apenas fazer propaganda”, disse a dona-de-casa Yamisel Perera, que vive em Santiago de Cuba e veio a Havana visitar a família.

Além disso, Chávez patrocina televisão a cabo em Cuba e coloca dois canais venezuelanos transmitindo 24 horas para a ilha comunista. Um deles dedica a programação a notícias do país e jogos de beisebol, o esporte número 1 de Cuba. O outro passa repetidas inserções com discursos e a agenda do presidente.
A presença publicitária de venezuelana não se limita a Chávez. A tradicional sorveteria Coppelia expõe em um de seus quiosques uma foto autografada pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, com a data de 22 de setembro do ano passado. Na foto pode-se ler: “Com afeto bolivariano para vocês e para o povo cubano”.

Lula chega a Cuba acompanhado dos ministros José Gomes Temporão (Saúde), Miguel Jorge (Desenvolvimento), Celso Amorim (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Educação), além do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Sem comentários: