domingo, 6 de janeiro de 2008

Chávez muda13 ministros

O presidente venezuelano anunciou uma mudança radical no seu Governo. Quase metade dos ministros (13 em 28), e até mesmo o vice-presidente, foram substituídos depois do balanço de Hugo Chávez aos seus recentes fracassos. Há um mês a população negou em referendo as mudanças na Constituição e que, entre outras questões, davam acrescidos poderes a Chávez. O presidente prometeu tirar as devidas ilações e agir em conformidade. A revolução no Governo parece ser uma das medidas então anunciadas.

A este falhanço interno, Chávez também acrescenta o fracasso da operação de libertação de três reféns em poder das FARC.

Depois da maior derrota eleitoral desde que assumiu o poder em 1999, Chávez alterou o seu discurso ideológico por um mais pragmático tendo em vista as eleições deste ano para os governos estaduais e municipais.

Jorge Rodríguez, actual número dois do Governo, ficará com a responsabilidade de criar o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) e será substituído pelo ministro da Habitação, Ramón Carrizales. A presidente da Cantv (Companhia Telefónica), Socorro Hernández, será a nova ministra de Telecomunicações e Informática, substituindo Jesse Chacón, que ficará com o Ministério da Presidência. O ministro da Comunicação, Willian Lara, será substituído pelo presidente do canal Telesur, André Izarra.

Sem comentários: