quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Venezuela anuncia criação de "comissão especial anticorrupção"

Caracas, 9 jan (EFE).- A procuradora-geral venezuelana, Luisa Ortega, anunciou hoje a formação de uma "comissão especial anticorrupção".

Ortega disse quer que "na próxima segunda-feira" já esteja constituída a comissão especial, que será integrada por 30 funcionários.

A "comissão especial" assumirá primeiramente "os atos conclusivos dos casos de suposta corrupção que atualmente são investigadas no Ministério Público", disse Ortega.

"Se você ataca um dos flagelos mais graves como é a corrupção, e pede a punição para este crime, indubitavelmente com isso estará livrando uma luta contra a impunidade", afirmou.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, pediu em várias ocasiões durante seus nove anos de Governo uma forte luta contra a corrupção, que de acordo com setores opositores venezuelanos, acontece impunemente no país.

Em agosto, o então ministro do Interior, Pedro Carreño, reconheceu publicamente que a corrupção tinha infiltrado setores "revolucionários", e exigiu "honestidade e ética" aos seguidores de Chávez.

Os maiores escândalos de suposta corrupção nos últimos dois anos envolveram a estatal Petróleos de Venezuela SA (PDVSA), a principal empresa do país, assim como a suposta rede encarregada de facilitar terceiros contratos com o Estado em troca de milionárias comissões.

A justiça local condenou um militar na ativa e vários civis pelo desfalque de US$ 1,3 milhão na construção, em 2006, de uma central açucareira no estado de Barinas.

Sem comentários: