quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

França e Venezuela debatem forma de libertar Ingrid Betancourt

GUATEMALA - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e a secretária de Estado para as Relações Exteriores e os Direitos Humanos da França, Rama Yade, discutiram nesta segunda-feira na Guatemala as fórmulas para conseguir a libertação da franco-colombiana Ingrid Betancourt.

A ex-candidata à Presidência colombiana foi seqüestrada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em fevereiro de 2002, durante a sua campanha eleitoral.

Chávez e Yade, que estiveram na Guatemala para assistir à posse do presidente Álvaro Colom, se reuniram num hotel para discutir o tema.

- Passamos horas e horas falando com a representante do Governo francês - disse Chávez a jornalistas.

- Avaliamos fórmulas para conseguir a libertação de Ingrid Betancourt, e de todos os que estão nas montanhas - seqüestrados pelas Farc, acrescentou.

O governante venezuelano intermediou na semana passada na libertação das políticas colombianas Clara Rojas e Consuelo González de Perdomo, seqüestradas pelas Farc. Ele disse que continuará "lutando para libertar todos os seqüestrados".

- Eu faço isto porque acredito na paz e na vida. Além de qualquer crítica ou comentário sarcástico, nós estamos trabalhando pela paz e pela vida - ressaltou.

Sobre seu pedido aos Governos do mundo de tirar as Farc e o Exército de Libertação Nacional (ELN), outro grupo armado colombiano, da lista de organizações terroristas, Chávez disse que "isso é só uma parte do problema".

- O mais importante é que agora todo o mundo está falando da guerra da Colômbia e da possibilidade de paz - opinou.

Sem comentários: