segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Portugal vai fornecer vários produtos à Venezuela

Mais de uma dezena de empresas portuguesas vão passar a fornecer diversos produtos à Venezuela num espaço de tempo muito curto. Os contactos intensificaram-se nos últimos tempos e este fim-de-semana parte para Caracas uma delegação oficial, liderada pelo Secretário de Estado do Comércio, mas que integra 12 empresários de diferentes sectores da economia portuguesa.

Esta investida comercial de Portugal já tinha sido referida publicamente pelo presidente da Venezuela. Tal como o DIÁRIO de Notícias da Madeira e o Correio da Venezuela divulgaram em exclusivo, na passado domingo, Hugo Chávez elogiou a postura do Primeiro Ministro português, com quem estivera em contacto telefónico, anunciando que Portugal iria fornecer diversos produtos como cereais, leite e alimentos em geral, áreas em que a Venezuela tem sentido grandes dificuldades nos últimos tempos.

Conforme apurou o DIÁRIO de Notícias da Madeira, o leque de trocas comerciais deverá ser muito mais abrangente, já que se deslocam a Caracas empresários de outros sectores, como a construção civil e tecnologias.

Depois de uma primeira investida em Novembro do ano passado, o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidorm, Fernando Serrasqueiro, volta agora a Caracas para ultimar detalhes. No final do ano passado, também a GALP e a PDVSA estabeleceram importantes protocolos na área petrolífera.

Na mensagem à nação, a passada semana, na Assembleia Nacional, o presidente Hugo Chávez teceu elogios a Portugal e ao primeiro-ministro José Sócrates. Chávez disse que falou com Sócrates no dia 10 e que, durante essa conversa, o primeiro-ministro expressou a vontade de concretizar rapidamente uma visita à Venezuela. Pelo teor da conversa, Chávez garante que Sócrates deverá visitar Caracas ainda durante o primeiro trimestre deste ano. "Portugal é um dos países que conta com uma significativa colónia de imigrantes em Venezuela e com essa visita se afirmarão ainda mais os laços de amizade que vem sendo renovado entre Caracas e Lisboa", explicou Hugo Chávez.

Sem comentários: