sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Duas reféns das FARC já estão na Venezuela

As duas reféns colombianas libertadas esta quinta-feira de madrugada pelos rebeldes das FARC já estão na Venezuela. As duas políticas, raptadas em 2001 e 2002, saíram da selva da Colômbia a bordo de helicópteros venezuelanos e viajaram até Caracas na companhia da Cruz Vermelha Internacional.

A boa nova, adiada há exactamente 10 dias, foi dada em Caracas pelo presidente da Venezuela, o mediador de toda a operação de libertação.

Clara Rojas, ex-candidata à vice-presidência da Colômbia, e Consuelo Gonzalez, antiga congressista colombiana, foram entregues algures na selva, pelos guerrilheiros aos delegados da missão humanitária de resgate.

No final do ano foi anunciado que seria também libertado Emmanuel, o filho que Clara Rojas teve já em cativeiro, mas a suspeita de que a criança se encontrava desde 2005 sob protecção estatal na Colômbia levou ao fracasso da operação de resgate.

Confirmada a identidade de Emmanuel, o processo voltou a andar e, desta vez, as FARC cumpriram o gesto de desagravo prometido ao presidente Chavez. Ingrid Betancourt, a ex-candidata à presidência da Colômbia, raptada com Clara Rojas há seis anos, continua em cativeiro.

Nas mãos dos rebeldes marxistas, que usam os sequestrados como moeda de troca nas negociações com o governo de Bogotá, estarão também outros 750 reféns.

Sem comentários: