sábado, 22 de setembro de 2007

Venezuela prepara processo de geminação


O embaixador da Venezuela disse ontem, após um encontro com o presidente do Governo Regional, que o direito da propriedade privada está assegurado na revisão da Constituição venezuelana. Lucas Rincón Romero adiantou ainda que o acordo de geminação entre a Madeira e a ilha de Marguerita, anunciada em 2001, aquando da visita de Hugo Chávez à Região, deverá ser concretizada dentro de médio prazo.

O embaixador da Venezuela, que ontem foi recebido na Quinta Vigia, com um almoço oferecido pelo presidente do Governo Regional, revelou que, neste momento, estão ser dados passos no sentido de se concretizar a geminação entre a ilha da Madeira e a de Marguerita, uma proposta avançada por Hugo Chávez, aquando da sua visita à Região, em 2001.

De acordo com Lucas Rincón Romero, outros dos aspectos abordados neste encontro com o presidente do Executivo madeirense, em que esteve presente o secretário regional dos Recursos Humanos e o director regional das Comunidades, foi a visita, no próximo ano, de Alberto João Jardim à Venezuela. Uma deslocação que, tal como afirmou o diplomata venezuelano, ainda não tem data marcada.

Durante esta visita à Venezuela, Lucas Rincón Romero admitiu a possibilidade de Alberto João Jardim se encontrar com o presidente da República Bolivariana da Venezuela. Porém, insistiu o diplomata, a data da viagem ainda não está fixada.

Em declarações aos jornalistas, e confrontado com a possibilidade de alguns madeirenses estarem preocupados com as alterações à Constituição daquele país, nomeadamente, em matéria de direito de propriedade, assegurando que as propostas não irão afectar esses direitos.

Lucas Rincón Romero disse ainda que este encontro serviu, igualmente, para reforçar os laços entre Portugal e Venezuela, uma ligação que, segundo o diplomata, já começa a dar frutos, apontando, como exemplo, a parceria efectuada entre a Polícia Judiciária e a sua congénere venezuelana, em 1994, e que irá permitir, brevemente, responsáveis da referida polícia portuguesa a Caracas. Um processo que, segundo referiu, se insere num esforço comum das duas polícias no combate ao tráfego de droga.

Esses laços de cooperação, tal como afirmou Lucas Rincón Romero, são também extensivos a outras áreas, como no domínio empresarial, ou económico, referindo, a este propósito, a previsível assinatura do protocolo entre a petrolífera venezuelana e a GALP, cujas negociações estão em curso.

Sem comentários: