quarta-feira, 26 de setembro de 2007


As direções municipal de Curitiba e estadual do PCdoB do Paraná estiveram reunidas com representantes do Fórum Social do Mercosul e do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz), na última sexta-feira (21), para reforçar a integração de frentes políticas contra o neoliberalismo que crescem em toda a América Latina e a importância dos encontros que debatem a temática no continente. “Defendemos a paz mundial, com justiça social, distribuição de renda e de riqueza, democracia, soberania nacional e desenvolvimento”, disse José Reinaldo de Carvalho, diretor do Cebrapaz, ao anunciar o Congresso Mundial da Paz, que será realizado em abril de 2008, na Venezuela.

Segundo Milton Alves, uma extensa agenda com José Reinaldo foi cumprida com o objetivo de amarrar a participação de entidades do movimento popular e envolver institucionalmente o Governo do Paraná nas atividades do Congresso Mundial da Paz. “Várias entrevistas aos meios de comunicação e reuniões com organizações sociais e o governador em exercício, Orlando Pessuti, amarraram a participação dos paranaenses no evento”, comemorou.

José Reinaldo de Carvalho, que também é secretário de Relações Internacionais do PCdoB, diz que é fundamental vincular a paz à solidariedade entre os povos latinos. “Mesmo sem cadeira no conselho permanente da ONU, o Brasil tem grande influência no continente. É preciso sensibilizar os países do Norte e combater o unilateralismo e a política militarista agressiva dos EUA”, disse Carvalho.

Os temas comuns que serão debatidos nos dois encontros vão da fome, aos conflitos no Iraque, Afeganistão e Faixa de Gaza. “A luta contra a guerra imperialista já dura 58 anos. Vamos continuar lutando contra a guerra de Bush e o imperialismo, além de seguirmos defendendo a soberania e os direitos dos povos”.

“Em nome destes princípios e compromissos, o Cebrapaz convida todos a unirem os seus esforços pela paz como condição de liberdade, de combate à miséria, de proteção à natureza, de desenvolvimento nacional, de democracia e independência, no reforço ao espírito de solidariedade com toda a humanidade”, completou Carvalho.

Para Joel Benin, presidente municipal do PCdoB de Curitiba e membro do recém-criado Cebrapaz no Estado, o Paraná pode contribuir para mobilizar os brasileiros a partir do Fórum do Mercosul para as bandeiras nobres em defesa da paz e contra o neoliberalismo.

Sem comentários: