quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Venezuela empresta US$100 mi para Cuba melhorar ferrovias


HAVANA (Reuters) - A Venezuela emprestou 100 milhões dólares para Cuba melhorar suas ferrovias, informou a mídia estatal cubana nesta terça-feira, no momento em que a ilha tenta reconstruir sua dilapidada infra-estrutura depois de anos de crise econômica.

O jornal Granma, do Partido Comunista Cubano, disse que o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social da Venezuela assinou um acordo de crédito com o Banco Exterior de Cuba para melhorar suas linhas férreas, sinais e comunicações.

"Com este crédito, as linhas serão completamente restauradas a suas condições originais para levar carga e passageiros", disse em Caracas o ministro de Transporte de Cuba, Jorge Luis Sierra, segundo o jornal.

Sierra afirmou que a recuperação econômica de Cuba precisa de melhores ferrovias e que os trens poderão viajar a 100 km/h, em relação aos atuais 40 km/h.

Depois de gastar mais de 2 bilhões de dólares desde 2005 para modernizar seu parque elétrico e acabar com os blecautes de energia, Cuba quer melhorar seu sistema de transporte, informaram autoridades do governo.

Cuba assinou contratos recentemente para comprar mais de 6 mil ônibus e 100 locomotivas da China, aviões de passageiros e de carga da Rússia, 100 vagões de carga do Irã e milhares de motores para antiquados caminhões da era soviética.

Sem comentários: