sábado, 22 de setembro de 2007

Venezuela doará mais US$ 50 milhões a municípios na Bolívia


La Paz, 15 set (EFE).- O embaixador da Venezuela em La Paz, Julio Montes, disse hoje que seu país doará mais US$ 50 milhões aos municípios bolivianos, mas esclareceu que depositará o valor em contas e não será entregues pelo presidente Evo Morales, como até agora.

Os cheques com ajuda venezuelana que Morales distribuiu entre prefeitos não aparecem na contabilidade oficial nem têm controle.

No entanto, Montes comentou hoje aos jornalistas que, a partir de janeiro de 2008, o dinheiro da Venezuela será depositado diretamente nas contas dos municípios e que seu país não exercerá nenhum tipo de controle sobre esses recursos.

Os políticos da oposição na Bolívia denunciaram que a ajuda venezuelana não é transparente e que, em alguns casos, é manipulada por Morales a critério pessoal e sem nenhum controle legal nem fiscal.

Recentemente, o embaixador Montes esclareceu que as doações são controladas diretamente "de forma transparente" pela Venezuela e por Morales, como estabelece um convênio bilateral, e que o presidente pode destiná-las aos municípios, à melhora de quartéis e a obras de infra-estrutura social, entre outras coisas. EFE mb pa

Sem comentários: