sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Venezuela recebe apoio da Opep para enfrentar Exxon

A Venezuela está recebendo aconselhamento e apoio moral dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) na disputa judicial com a norte-americana ExxonMobil, relativa à compensação pela nacionalização de suas instalações petrolíferas na Venezuela.

"Contratamos da Opep a nossa equipe de juristas e agora estamos contando com seus conselhos para enfrentar esta situação", disse o ministro do Petróleo e da Energia da Venezuela, Rafael Ramirez numa entrevista à emissora local de TV Televen. "Houve um sentido de solidariedade com a Venezuela já que, mais uma vez, somos um país produtor de petróleo", afirmou o ministro.

Ramirez revelou que a Venezuela buscou o aconselhamento na última reunião da Opep, em fevereiro. "Já esperávamos que nosso país poderia enfrentar esta situação com uma companhia como a ExxonMobil," disse.

A estatal venezuelana de petróleo, PDVSA, interrompeu ontem todos os embarques para ExxonMobil e suspendeu as relações comerciais com a maior petrolífera do mundo. A PDVSA descreveu a decisão como uma retaliação à medida recente da Exxon de congelar US$ 12 bilhões de ativos da Venezuela ao redor do mundo. A ExxonMobil buscava compensação pelos ativos que o presidente Hugo Chávez nacionalizou no ano passado. As informações são da Dow Jones.

Sem comentários: