domingo, 10 de fevereiro de 2008

Governo boliviano defende apoio de Venezuela e Cuba à democracia no país

La Paz, 7 fev (EFE).- O Governo boliviano defendeu hoje o apoio da Venezuela e de Cuba à democracia na Bolívia e questionou os relatórios dos órgãos de Inteligência dos Estados Unidos sobre as tentativas de desestabilizar o país andino.

Em entrevista coletiva concedida hoje, o ministro das Relações Exteriores boliviano, David Choquehuanca, disse não saber "o que esses organismos de Inteligência dos EUA chamam de desestabilização.

Não sei de onde tiraram essas informações".

Choquehuanca destacou que Venezuela e Cuba estão apoiando "a democratização e a própria democracia" na Bolívia através de vários programas de cooperação, principalmente nos setores de saúde e educação.

Concretamente, o ministro destacou a ajuda da Venezuela nos planos de alfabetização em território boliviano, depois de "muitos Governos terem descuidado das pessoas que não tiveram oportunidade de ir à escola e de aprender a ler e escrever".

Cuba, por sua vez, oferece apoio à implantação de hospitais e em cirurgias oftalmológicas gratuitas para mais de 200 mil bolivianos.

"O povo boliviano sabe qual é a relação com Cuba e Venezuela", disse Choquehuanca, que chamou os dois países de "irmãos".

Na terça-feira, os EUA acusaram Venezuela e Cuba de tentarem desestabilizar a democracia na Bolívia, na Nicarágua e, "de forma mais vacilante", no Equador, em um relatório apresentado no Senado americano pelo diretor de Inteligência Nacional do país, Michael McConnell.

Sem comentários: