sábado, 1 de março de 2008

Venezuela faz campanha contra uso de termos em inglês

Em mais uma medida de Hugo Chávez contra o "imperialismo" americano, o governo do presidente venezuelano iniciou uma campanha para eliminar o uso de vocábulos em inglês de cunho comercial e gerencial, comuns no país, diz um documento do Ministério de Comunicações. A pasta anunciou ontem que a estatal Companhia Anônima Nacional Telefones da Venezuela (Cantv), a maior telefônica do país, iniciou esta semana uma campanha em defesa do uso do castelhano.

A Cantv foi estatizada no ano passado pelo governo Chávez, que pagou o equivalente a US$ 1,3 bilhão por 79,62% das ações da empresa, que tinha entre seus acionistas o conglomerado americano Verizon. A campanha da Cantv tem como slogan "Fale castelhano, fale com orgulho". O objetivo é evitar o uso de vocábulos anglo-saxônicos de uso comum nas áreas comercial e gerencial e sua substituição por palavra equivalente em espanhol diz o comunicado do governo.

Entre outras mudanças, a Cantv proporá em sua campanha a substituição de termos como "staff" por "equipe", "sponsor" por "patrocinador", "meeting" por "reunião", "mouse" por "rato", "host" por "servidor" e "telemarketing" por "televendas".

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