sábado, 1 de março de 2008

Portugal e Venezuela definem acordo econômico e energético

Lisboa, 26 fev (Lusa) - O vice-ministro português do Comércio, Fernando Serrasqueiro, assinou nesta terça-feira as formas de operacionalização do acordo complementar entre Portugal e Venezuela, que permitirá aumentar em 16 vezes o valor das exportações portuguesas para o país sul-americano.

Em comunicado, o Ministério luso da Economia e da Inovação afirma que o acordo complementar entre Portugal e Venezuela "enquadrará a cooperação econômica e energética entre os dois países, a ser assinado durante a próxima visita do primeiro-ministro" a Caracas.

"O acordo possibilitará aumentar em cerca de 16 vezes o valor das exportações de Portugal para a Venezuela, num quadro financeiro e contratual estável, dando o sentido estratégico ao relacionamento entre os dois países", diz o texto.

O documento afirma ainda que já foi "transmitido à parte portuguesa o interesse na contratualização de vários projetos em diferentes setores".

"Esta definição é estabelecida de acordo com as prioridades de desenvolvimento econômico venezuelano e a oferta diversificada portuguesa trazida à Venezuela através da presença empresarial que tem acompanhado as últimas deslocações da comitiva oficial portuguesa", conclui o comunicado.

Acordo

Portugal aguarda que a Venezuela identifique os produtos abrangidos pelo acordo comercial que os dois países vão assinar durante a visita oficial do primeiro-ministro português ao país sul-americano, marcada para abril.

Segundo o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, a aplicação do referido acordo permitirá a Portugal multiplicar o montante das exportações para a Venezuela, atualmente em torno de US$ 20 milhões (R$ 50,5 milhões).

"As comissões técnicas estão a tratar dos pormenores e estamos à espera que nos sejam ditas quais as encomendas para sabermos quais os produtos", disse Serrasqueiro à Agência Lusa, acrescentando que o acordo é uma novidade para Portugal.

O representante do governo português, que desde domingo se encontra em visita de trabalho à Venezuela, elogiou o ambiente das negociações com o país.

"Da nossa parte temos visto que há um interesse em fortalecer as relações com Portugal. As negociações de alto nível continuam", afirmou.

Viagem

Além de definir os últimos detalhes do acordo que Portugal a Venezuela devem assinar em abril, Fernando Serrasqueiro está coordenando a realização de uma feira comercial portuguesa e atividades culturais.

Fernando Serrasqueiro está na Venezuela acompanhado por uma delegação empresarial, que estabeleceu contatos com empresas venezuelanas que integram a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).

No final de um encontro com empresários portugueses radicados na Venezuela, o secretário de Estado disse que o grupo sente que o acordo vai estabelecer "relações mais intensas" com empresas de Portugal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Plotter, I hope you enjoy. The address is http://plotter-brasil.blogspot.com. A hug.

Portugal Democrático disse...

Saudações fraternais do Portugal Democrático.org (Brasil)
www.portugaldemocratico.org

Abraços da Emigração Portuguesa no Brasil.

Portugal Democrático
CarlosCoutinho

Portugal Democrático disse...

O Portugal Democratico.org Brasil, saúda dos companheiros da Venezuela Desperta.

Saudações Fraternais da Emigração Portuguesa no Brasil.

www.portugaldemocratico.org
Carlos Coutinho